Antes do MuHAr
o Centro Municipal de Arte
DOI:
https://doi.org/10.25185/14.8Palavras-chave:
Museus, Traçados, Administração, MontevidéuResumo
O artigo apresenta as ações realizadas pela comuna montevideana entre 1951 e 1964, com o objetivo de criar um Centro de Arte, que foi a semente do Museu de História da Arte, atualmente MuHAr. O conselheiro municipal para as artes plásticas, o arquitecto Fernando García Esteban liderou o referido processo, que envolveu a compra de peças no estrangeiro, a recepção de donativos e empréstimos, bem como a organização de exposições e mostras que foram divulgadas através da imprensa. . O Centro de Arte nasceu basicamente como um museu de vestígios, com um acervo que dava especial ênfase à arte antiga e, sem dúvida, à arte europeia. Uma operação que pode parecer estranha em meados do século XX, quando nasceram os museus de arte moderna e as coleções de traçados ou esculturas antigas pareciam perder vigor. Com base nessa observação, meu objetivo será apresentar os motivos que levaram a Prefeitura de Montevidéu a apoiar um projeto que foi concluído em um período de tempo relativamente curto. A forte missão pedagógica que foi atribuída ao projeto foi, sem dúvida, uma das razões pela qual o processo foi breve e bem-sucedido. Uma missão centrada na ideia de que o conhecimento da história da arte era um componente básico na formação dos cidadãos, bem como na certeza de que a arte européia e ocidental era a matriz cultural dos uruguaios.
Downloads
Referências
Aguirre, Imanuel. Teorías y prácticas en Educación artística. España: Octaedro-EUB, 2005.
Aguerre, Enrique. “Centenario del MNAV”. en Centenario del MNAV. Erlich, Ricardo “et. al”. 12-25 Montevideo: MNAV/MEC, 2011.
Bausero, Luis. Los vasos antiguos del Museo de Historia Natural de Montevideo. Montevideo: Museo de Historia Natural, 1963.
Bausero, Luis. Patrimonio, Restauración y artes del fuego. Montevideo: Libros de la Academia, 1998.
Castilla, Américo. El museo en escena. Política y cultura en América Latina. Buenos Aires: Paidós, 2010.
Concejo Departamental de Montevideo. Exposición didáctica, “el Grabado”. Catálogo de obras. Plan de actos, 5 junio al 5 de julio de 1956. Montevideo: 1956.
Concejo Departamental de Montevideo, Galerías de Historia del Arte, Pintura antigua italiana. Siglos XIV-XVIII, agosto-setiembre de 1958. Montevideo: 1958.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte, julio-agosto de 1959. Montevideo: 1959.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte. Exposición temporarial. Algunos dioses del Antiguo Egipto, julio-agosto de 1959. Montevideo: 1959.
Concejo Departamental de Montevideo, Galerías de Historia del Arte, octubre-noviembre 1959. Montevideo: 1959.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte. La escritura cuneiforme, agosto de 1960. Montevideo, 1960.
Concejo Departamental de Montevideo. XI Exposición temporaria. Esculturas y dibujos de Henry Moore. Exposición organizada en colaboración con el Concejo Británico y bajo los auspicios de la Embajada del Reino Unido de Gran Bretaña en el Uruguay, octubre noviembre, 1960. Montevideo: 1960.
Concejo Departamental de Montevideo. Centro de Arte, Accesiones recientes. Adquisiciones. Donaciones, Marzo-abril. De 1961. Montevideo: 1961.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte. Grabados XV al XIX, junio- julio 1961. Montevideo: 1961.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte, La escultura en el Renacimiento italiano, 1.ª serie, julio de 1962. Montevideo: 1962.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte, Accesiones recientes. Adquisiciones. Donaciones. Préstamo,. marzo-abril.1963. Montevideo: 1963.
Concejo Departamental de Montevideo. “El Egipto Faraónico. Exposición auspiciada por el comité permanente Oriente-Occidente. UNESCO”, mayo, 1964. Montevideo: 1964.
Concejo Departamental de Montevideo, Centro de Arte, Muestra temporaria. Pinturas y grabados europeos de los siglos XVI al XVIII, setiembre-octubre 1964. Montevideo: 1964.
Concejo Departamental de Montevideo, Galerías de Historia del Arte. 24 de junio al 27 de julio. Montevideo: s/f.
Concejo Departamental de Montevideo. Galerías de Historia del arte. Catálogo de obras. Montevideo: s/f.
Concejo Departamental de Montevideo. Centro de Arte. Remito indicando obras prestadas por la Facultad de Arquitectura al Centro de Arte para la Exposición “Arte Crisiano e islámico antiguo”. Archivo del MuHAr.
Concejo Departamental de Montevideo, Galerías de Historia del Arte. Exposicion temporaria. Arqueología y arte Precolombinos. Las Altas culturas suramericanas. Exposicion realizada con parte del acervo propio y préstamos de colecciones particulares. 24 de junio al 27 de julio. Montevideo: s/f
Gallipoli, Milena. «El horizonte de la copia. Calcos escultóricos y educación artística», en Ernesto de la Cárcova, ed. Malosetti Costa, Laura, 63-68. Buenos Aires: Amigos de Bellas Artes, 2016.
García Esteban, Fernando. “Obra cultural de la Intendencia Municipal de Montevideo. Las Galerías de Historia del Arte”, Suplemento dominical “El Día “. 31 de agosto de 1952.
García Esteban, Fernando. “El público de las exposiciones”, Suplemento dominical “El Día”, 10 de agosto de 1952.
García Esteban, Fernando. “Exposición en el Subterráneo Municipal”, Suplemento Dominical “El Día”, 11 de junio de 1954.
García Esteban, Fernando. Teoría general del arte. Montevideo: Medina, 1958.
García Esteban, Fernando. “El museo Guggenheim de Nueva York”, Suplemento Dominical “El Día”, 26 de junio de 1960. .
García Esteban, Fernando. “Galería Nacional de Washington. DC”, Suplemento Dominical “El Día”, 13 de noviembre de 1960.
García Esteban, Fernando. Panorama de la pintura uruguaya contemporánea. Montevideo: Alfa, Colección Carabela, 1965.
García Esteban, Fernando. Artes Plásticas del Uruguay en el siglo veinte. Montevideo: Universidad Publicaciones, 1970.
Gobierno Municipal. Intendencia. Boletín Municipal. No. 503, Montevideo: mayo de 1951.
Gobierno Municipal, Intendencia. Boletín Municipal. No. 504, Montevideo: junio de 1951.
Gobierno Municipal, Intendencia. Boletín Municipal. No. 508, Montevideo: octubre de 1951.
Gobierno Municipal. Intendencia. Boletín Municipal. No. 510, Montevideo: diciembre de 1951.
Gutiérrez Viñuales, Rodrigo. (2010). “Baroffio y la estatuaria pública. Apuntes históricos, implicaciones urbanísticas y debates estéticos” en Eugenio Baroffio. Gestión urbana y arquitectónica. 1906 -1956, dir. Ramón Gutiérrez, 89-102. Montevideo: Farq. Udelar/Cedodal, 2010.
Hib, Ana. “La mirada de Ver y Estimar sobre la actividad plástica en el Uruguay” en Arte de posguerra. Jorge Romero Brest y la revista Ver y Estimar. Ed. Giunta, Andrea y Malosetti Costa, Laura, 153-170. Buenos Aires: Paidós, 2002.
Islas, Ariadna. “Uruguay. Museo abierto: Recuperación de otras historias/historias otras en los relatos posibles de la Nación”. Revista Museos. (2011): 14-23.
Jiménez Blanco, María Dolores. Una historia del museo en nueve conceptos. España: Cátedra, 2014.
Junta Departamental Montevideo. Boletín de Actas de la Junta Departamental de Montevideo, Acta No. 1617, Montevideo: 1961.
Kalenberg, Ángel. “Intimidades a la vista. Un exdirector de un museo de arte en lucha con la memoria”, en Centenario del MNAV, Erlich, Ricardo “et. al”, 26-59. Montevideo: MNAV/MEC, 2011.
Laporte, Domingo. Museo Nacional, Catálogo de la Sección Bellas Artes, Archivo Laporte. Caja 01859. Museo Histórico Nacional. Diciembre 2021.
Manzini, Guido. “La colección artística Fraschetti Rui”, Suplemento dominical “El Día”, 31 de enero de 1955.
Museo Nacional de Bellas Artes. Nómina de calcos destinados a Dirección del Centro de Artes y Letras del Concejo Departamental de Montevideo, Noviembre 1961, Archivo MuHAr.
Nudelman, Jorge. “El efecto 1952”, Vitruvia. Año 2. No. 2. Instituto de Historia de la Arquitectura. Facultad de Arquitectura. Udelar, diciembre de 2015: 15-31.
Pérez Mondino, Cecilia. “Dos expresiones de las políticas culturales del Partido Colorado : el Sodre y la Comedia Nacional”, en Colorados, coord. Buquet, Daniel, Chasquetti, Daniel, y Monestier, Felipe, 193-201. Montevideo: Crítica, 2021.
Pivel Devoto, Juan. Catálogo descriptivo del Museo Nacional de Bellas Artes, tomo 1. Montevideo: Museo Nacional de Bellas Artes, 1966.
Porley, Carolina. El coleccionista. Fernando García y su legado al Estado uruguayo. Montevideo: Estuario, 2019.
Registro del Inventario General del Acervo Artístico del Centro de Arte, 1951.
Tello D’Elia, Cecilia. “La question mal posée. Jorge Romero Brest y la historia del arte en Uruguay”. Armiliar (N.° 3), Facultad de Bellas Artes. Universidad Nacional de La Plata. (11 mayo 2019). Recuperado 20.2.2022 https://www.academia.edu/39224969/La_question_mal_pos%C3%A9e_1_Palabras_clave
Tomeo, Daniela. Fernando García Esteban: entre la crítica y la historia del arte. Colección Avances de Investigacion. Montevideo: FHYCE. Udelar, 2010.
Tomeo, Daniela. Enseñar hstoria del arte a mediados del siglo XX. Fernando García Esteban, el aula y el museo. Anales del Instituto de Profesores Artigas. 2da época. Montevideo: ANEP/ IPA, 2011. 303-310.
Weigle, Juan Carlos. “Breve Historia del Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel Banes”. Revista del Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel Blanes. Volumen I. No. 1. Montevideo: Consejo departamental de Montevideo, 1958: 3-4.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Tomeo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.