Leitura e sabedoria
DOI:
https://doi.org/10.25185/15.2Palavras-chave:
Informação, Sabedoria, Bom leitor, ClássicoResumo
Conhecimento e sabedoria não são a mesma informação. Nem educação e cultura são a mesma coisa. Ansiamos por um conhecimento que integre unitariamente verdade, bondade e beleza. Isso é o que se aprende na escola dos clássicos, a escola total. Essas obras colocam as questões cruciais com nitidez paradigmática e profundidade inigualável. Mas existem obstáculos na cultura de hoje para a leitura dos clássicos. A "magia da leitura" enfrenta outras magias mais poderosas. A principal razão para ler é apelar para um entretenimento qualitativamente superior. Após uma fenomenologia da leitura, aborda-se o impacto profundo da obra no leitor.
Downloads
Referências
Bloom, Harold. ¿Dónde se encuentra la sabiduría? Buenos Aires: Taurus, 2005.
Booth, Wayne. The Company we keep: an ethics of fiction. California: University California Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520351981
Borges, Jorge Luis. Otras Inquisiciones. Madrid: Alianza, 1997.
Calvino, Italo. Por qué leer los clásicos. Barcelona: Tusquets, 1994.
Choza, Jacinto. La supresión del pudor y otros ensayos. Pamplona: Eunsa, 1980.
Ferrari Osvaldo, Borges Jorge Luis. Diálogos. Barcelona: Seix Barral, 1992.
Frye, Northrop. El gran código. Una lectura mitológica y literaria de la Biblia. Barcelona: Gedisa, 1981.
Gómez, Nicolas. Escolios a un texto implícito. tomo II, Bogotá: Villegas editores, (2005).
Lewis, Clives Staples. Crítica literaria: un experimento. Barcelona: Bosch, 1982. Hay una edición más reciente con otro título, La experiencia de leer, Barcelona: Alba, 2000.
Guitton, Jean. Nuevo arte de pensar. Madrid: Encuentro, 2000.
Ibáñez Langlois, José Miguel. Introducción a la literatura. Santiago: Universitaria, 1993.
Inciarte, Fernando. Imágenes, palabras, signos. Sobre arte y filosofía. Pamplona: Eunsa, 2004.
Kafka, Franz. Cartas (1900-1914) Obras Completas IV, edición dirigida por Jordi Llovet, trad. de Adán Kovacsics. Galaxia Gutemberg, 2018.
Llano, Alejandro. Cultura y Pasión. Pamplona: Eunsa, 2007.
Marina, José Antonio y de la Válgoma, María. La magia de leer. Barcelona: Plaza&Janes, (2005).
Pennac, Daniel. Como una novela. Bogotá: Norma, (1993).
Peña Vial, Jorge. Entre la actitud culta de los alumnos y las virtudes del profesor. Estudios Públicos, n° 93, verano, pp. 291-315, (2004).
Peña Vial, Jorge Poética del tiempo: ética y estética de la narración, Santiago: Universitaria, 2002.
Salinas, Pedro. Jorge Manrique o tradición y originalidad. Barcelona: Seix Barral, 1974.
Salinas, Pedro. La responsabilidad del escritor y otros ensayos, Barcelona: Seix Barral, 1964. Hay una edición más reciente con el título El defensor, Madrid: Alianza, 2002.
Sartre, Jean. ¿Qué es la literatura? Buenos Aires: Losada, 1957.
Spranger, Eduard. Psicología de la edad juvenil. Madrid: Revista de Occidente, 1966.
Steiner, George. Un prefacio a la Biblia hebrea, Madrid: Siruela, 2004.
Steiner, George. Lenguaje y silencio. México: Gedisa, 1990.
Steiner, George. Presencias reales. Barcelona: Destino, 1991.
Steiner, George. Lecturas, obsesiones y otros ensayos. Madrid: Alianza, 1990.
Steiner, George y Jahanbegloo, Ramin. Diálogo. Madrid: Anaya & Mario Muchnik, 1994.
Thibon, Gustave, “Instrucción y cultura”. Nuestro Tiempo, vol. XLIV, n° 255-256, (sept-oct., 1975).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Peña Vial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.





















Este trabalho está sob uma licença de