Carla Witte, uma expressionista alemã no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25185/8.6

Palavras-chave:

Carla Witte, Expressionismo, América Latina, Migração, Redes transatlânticas

Resumo

Este trabalho sistematiza as informações existentes e fornece dados inéditos sobre a vida e produção de Carla Witte, artista alemã que viveu no Uruguai entre 1927 e 1943. Sendo uma das principais representantes locais do Expressionismo, se reconstrói a sua biografia para, a partir daí, abrir novas perspetivas sobre a participação efetiva do meio cultural do Uruguai neste movimento artístico transnacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adam, Thomas. Germany and the Americas: culture, politics and history. A multidisciplinary enciclopedia. Vol. I. California: ABC Clio California, 2005. Araújo, Álvaro. “Ante la obra de Carla Witte”, La Pluma (Año XVIII, N°18). Behrens de Cáceres, Marta. “Esther de Cáceres (1903-1971) – una semblanza”. Entrevista por Antonio Turnes, 5 de mayo, 2006. https://www.smu. org.uy/dpmc/hmed/historia/articulos/esther_de_caceres1903%20 1971.pdf Caetano, Gerardo y Alfaro, Milita. Historia del Uruguay Contemporáneo: materiales para el debate. Montevideo: Fundación de Cultura Universitaria, 1995. Camou, María. “El nacional-socialismo en Uruguay, 1933-1938”. Cuadernos del CLAEH, nº 38 (1986): 67-83. Cardozo, Richard. “La “Batalla del Río de la Plata”: participación del Ministerio de Defensa, particularmente el Ejército Nacional en las derivaciones del hecho”. Tesis de grado, Instituto Militar de Estudios Superiores del Uruguay, 2008. Cerrano, Carolina y López, Fernando. “Las Fuerzas Armadas uruguayas durante la Segunda Guerra y el advenimiento del peronismo (1939-1945)”. Historia (Santiago) 51, nº1 (2018). http://dx.doi.org/10.4067/s071771942018000100011 Chapman, Kathleen. Expressionism and poster design in Germany 1905-1922: between spirit and commerce. Leiden, Boston: Brill, 2019.

El País, “Vitrinas al horror de la guerra”. El País (Uruguay), 3 de octubre, 2015, Información. https://www.elpais.com.uy/informacion/vitrinashorror-guerra.html# Facal, Silvia. “Política inmigratoria de puertas cerradas. Uruguay frente a la llegada de refugiados españoles republicanos y judíos alemanes”. Revista Complutense de Historia de América 28 (2002): 169-183. Facal, Silvia. “Recorriendo el largo camino de la integración: los judíos alemanes en Uruguay”. Amérique Latine Histoire et Mémoire. Les Cahiers ALHIM, n° 12 (2006): 123-147. http://journals.openedition.org/alhim/1412 Flügel, Félix. “La Colonia Agrícola de Santa Teresa: una experiencia migratoria fracasada”. Revista Histórica Rochense, nº2 (2013). https://www. revistahistoricarochense.com.uy/category/rhr-no-2/. Föllmer, Moritz. “Suicide and Crisis in Weimar Berlin”. Central European History, nº 42 (2009): 195-221. Frick, María. “El expresionismo en la pintura latinoamericana: transferencias y trascendencia”. Atrio, nº 20 (2014): 128-139. Frick, María. “Expresionismo del Sur: hacia la definición de un arte propio”. ILLAPA Mana Tukukuq, nº 16 (2019): 86-97. Frick, María. “Expressionism in Latin America and Its Contribution to the Modernist Discourse”. The Routledge Companionto Expressionism in a Transnational Context (2018): 507-524. Frick, María. “Los salvajes del Sur: Inmigración y expresionismo en Uruguay en la primera mitad del siglo XX”. MODOS 4, n° 1 (2020): 167-187. Giunta, Andrea y Flaherty George F. “Latin American Art History: An Historiographic Turn”, Art in Translation, n° 9 (2017): 121-142. Goeschel, Christian. “Suicide at the End of the Third Reich”. Journal of Contemporary History41, nº 1 (2006): 153-173. Graf, Rüdiger. “Anticipating the Future in the Present: “New Women” and Other Beings of the Future in Weimar Germany”. Central European History42, nº 4 (2009): 647-673. Hobsbawn, Eric. Historia del siglo XX: 1914-1991. Barcelona: Editorial Grijalbo Mondadori, 1997.

Mañé Garzón, Fernando y Ayestarán, Ángel. El gringo de confianza, Memorias de un médico alemán en Montevideo entre el fin de la Guerra del Paraguay y el Civilismo, 1867-1892. Montevideo: [s.n.], 1992. Mañé Garzón, Fernando y Burgues Roca, Sandra. Publicaciones médicas uruguayas de los Siglos XVIII y XIX. Montevideo: Universidad de la República, 1996. Miceli, Sergio. “Artistas “nacional-extranjeros” en la vanguardia sudamericana (Lasar Segall y Xul Solar)”. Prismas Revista de historia intelectual, nº 13 (2009): 173-181. Micolis, Marisa. Une communaute allemande en Argentine: El Dorado: problemes dé intégration socio-culturelle. Quebec: Centre International de Recherches sur le bilinguisme, 1973. Nesbet, Anne. “Suicide as Literary Fact in the 1920s”. Slavic Review, n° 4 (1991): 827-835. Panella, Verónica. Mujeres artistas en las vanguardias pictóricas latinoamericanas de la primera mitad del siglo XX: una imperfecta antología. En: LARROCA, Oscar y MANTERO, Gerardo (Comp.). La pupila: los primeros seis años (207-2013). Montevideo: Artes Gráficas, 2013. Panella, Verónica. “En construcción”: la difícil inclusión de las artistas mujeres en la Historia del Arte, La Pupila, nº 17 (2011): 24-27. Peluffo, Gabriel. Historia de la Pintura Uruguaya – Tomo 2: Representaciones de la modernidad (1930-1960). Montevideo: Banda Oriental, 1999. Peluffo, Gabriel. Realismo social en el arte uruguayo, 1930 – 1950. Montevideo: Museo Juan Manuel Blanes, 1992. Pereda, Raquel. Carlos Alberto Castellanos, Imaginación y realidad. Montevideo: Edición Fundación Banco de Boston, 1997. Pérez Barreiro, Gabriel. “El diálogo transatlántico en la Abstracción Geométrica”. Catálogo de la exposición “América fría: la Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)” (11 de febrero- 15 de mayo de 2011), Fundación Juan March, Madrid. Peroutka, Margot. “Die Deutsche Einwanderung nach Paraguay: Vom späten 19. Jahrhundert bis ins frühe 20.” (Inmigración alemana a Paraguay desde finales del siglo XIX hasta principios del siglo XX). Tesis de maestría, Universität Wien, 2012.

Plante, Isabel. Argentinos de París. Arte y viajes culturales durante los años sesenta, Buenos Aires: Edhasa, 2013. Quijano, Carlos. “Dardo Regules”. Marcha (Uruguay), 9 de julio de 1948. Real de Azúa, Carlos. “Política Internacional e Ideologías en el Uruguay”. MARCHA, Nº 966 (1959): 7-14. Rocca, Pablo Thiago. Catálogo de la exposición “Arte Naïf en Uruguay”. Montevideo: Fundación Unión, 2015. Rodríguez, Silvia. “El papel de la mujer en una sociedad de cambios” (19161932). En Los veinte: el proyecto uruguayo. Arte y diseño de un imaginario 19161934, editado por Gabriel Peluffo, 113-122. Montevideo: Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel de Blanes, 1999. Röder, Werner y Strauss, Herbert A. International Biographical Dictionary of Central European Emigrés 1933-1945. New York: De Gruyter, 1999. Rojas, Ramón. Historia del Gremialismo Médico en el Uruguay. Montevideo: Sindicato Médico del Uruguay, 1990. Segall, Lasar. “Enciclopedia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras”. San Pablo: Itaú Cultural, 2020. http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8580/lasar-segall Wagner, Monika. “Wood- primitive material for the creation of German sculture”. En New Perspectives on Brücke Expressionism: Bridging History, editado por Christian Weikop, 71-88. Farnham, Surrey; Burlington, VT: Ashgate, 2011. Winter, Teresita. Los alemanes en el Uruguay (Montevideo: Facultad de Humanidades y Ciencias, Universidad de la República, 1979). Zweig, Stefan. Carta original, junio de 1942. Israel: Depósito de la Memoria, Biblioteca Nacional, 1942.

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Frick, María. 2020. “Carla Witte, Uma Expressionista Alemã No Uruguai”. Humanidades: Revista De La Universidad De Montevideo, nº 8 (novembro):139-73. https://doi.org/10.25185/8.6.