Algumas feflexoes sobre a «teoría do gueto católico» no Uruguai secular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25185/14.4

Palavras-chave:

Catolicismo, Secularização, Secularismo

Resumo

A renovada perspectiva do conceito de secularização promovida nos últimos anos por vários cientistas sociais -particularmente historiadores e sociólogos- questionou a interpretação clássica como um processo irreversível e inequívoco cujo resultado final foi o desaparecimento da religião ou sua retração no domínio da privado. Em vez disso, a natureza multidimensional do conceito foi levantada, entre outras questões, enfatizando a recomposição do campo religioso por meio de uma nova dinâmica de relacionamento entre o espaço público, os fiéis e "os outros" (liberais, socialistas, anarquistas etc.). Essa renovação teórica permitiu, então, realizar novas leituras sobre o próprio processo no Uruguai e questionar várias abordagens, muitas delas profundamente enraizadas na historiografia local, como a “teoria do gueto católico”. Este artigo tem como objetivo refletir sobre esse conceito e como ele permeou as interpretações historiográficas sobre o papel do catolicismo -Igreja e fiéis- no Uruguai laico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arboleda Mora, C. “Ghetto o cruzada. Deslaicizar la laicidad”, Veritas: revista de filosofía y teología. N°29, 2013(2013)

Baubérot, J. Histoire de la laicite en Fnrace. Paris: Que sais-je?, 2017.

Blancarte, R. “Laicidad y secularización en México”. En Estudios Sociológicos, vol. XIX núm.3. El Colegio de México, A.C. México, 2001.

Caetano, G. y Geymonat, R. La secularización uruguaya, I. «Catolicismo y privatización de lo religioso». Montevideo: Taurus, 1997.

Clark, CH. y Wolfram, K. Culture wars: secular/catholic conflict 19 century. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

De Santa Ana, J. El proceso de secularización en el Uruguay: sus causas y resultantes. Aspectos religiosos de la sociedad uruguaya (82-105), Montevideo: Centro de Estudios Cristianos de la Federación de Iglesias Evangélicas del Uruguay, 1965.

Di Stefano, R.. “Por una historia de la secularización y de la laicidad en la Argentina”. Quinto Sol, vol.15, nº 1, 2011

Lodewijk, R, Aubert R, Tracy Ellis J, Bruls, J, Crunican, P.E, Aijar, J y Pike F.B. Nueva Historia de la Iglesia. Madrid: Cristiandad, 1977.

Martinez Arona, G. Función de la Iglesia en la Cultura Nacional. Montevideo: Ediciones APOCE, 1966.

Mauro, D. y Martínez, I. Secularización, Iglesia y Política en Argentina. Balance teórico y síntesis histórica. Rosario, Nº 4, 2016.

Methol Ferré, A. Las corrientes religiosas. Montevideo: Colección Nuestra Tierra, n.º 35, 1969.

Rode, P. Promoción del laicado, Montevideo: Cursos de Complementación Cristiana, 1963.

Rodé, P. y Segundo J.L. Presencia de la Iglesia en el Uruguay, Enciclopedia Uruguaya, Montevideo Nº37, 1969.

Segundo, J.L. Función de la Iglesia en la realidad rioplatense, Montevideo: Barreiro y Ramos, 1962.

Sobrado, E. Entre pueblo y oligarquía, Montevideo: Editorial Alfa, 1969.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Greising Díaz, Carolina. 2023. “Algumas Feflexoes Sobre a «teoría Do Gueto católico» No Uruguai Secular”. Humanidades: Revista De La Universidad De Montevideo, nº 14 (novembro):63-80. https://doi.org/10.25185/14.4.