A noção de “alma bela” no pensamento hegeliano de Hölderlin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25185/2.9

Palavras-chave:

Hegel, Hölderlin, Bela alma, Auto-consciência, Dever, Subjetividade, Objetividade

Resumo

Vários comentadores defendem que o pensamento de Friedrich Hölderlin é um exemplo da conceção hegeliana da “bela alma”. No presente artigo, mostrar-se-á que a figura do Espírito acima referida tem fundamentos ontológicos diferentes do conteúdo da noção de “bela alma” concebida por Hölderlin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alfaro, Universidad Nacional de Rosario, Argentina

Profesor, Doctor en Filosofía. Adscripto a la cátedra «Problemática Política» en la carrera de Filosofía de la Universidad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario. Entre sus publicaciones, se destaca el artículo Diferencias entre la concepción de «virtud» en el pensamiento de Shaftesbury y la concepción de «alma bella» en la filosofía de Hegel. En Cuaderno de Materiales 28, 2016, pp. 5-16. ISSN: 1139-4382. Línea de Investigación: Idealismo alemán.

Referências

Chytry, Josef: The Aesthetic State: A quest in modern German thought. University of California Press, Londres, 1989.

Fichte, Gottlieb Johann: Doctrina de la Ciencia. Traducción e introducción de Juan Cruz. Aguilar Argentina S.A. de Ediciones, Buenos Aires, 1975.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich: Fenomenología del Espíritu. Traducción de Wenceslao Roces con la colaboración de Ricardo Guerra. Primera edición en español en 1966. Octava reimpresión, 1991. Fondo de Cultura Económica, México DF, 1966.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich: Phänomenologie des Geistes. Quinto tomo de Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Sämtliche Werke: neue kritische Ausgabe. Sexta edición. Felix Meiner Verlag, Hamburg, 1952.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich: Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie. Tomo III. Decimoquinto tomo de Georg Wilhelm Friedrich Hegel’s Werke: Vollständige Ausgabe durch einen Verein von Freuden des Verewigten. Editado por Duncker y Humblot, Berlín, 1836.

Heinrich, Dieter: Hegel en su contexto. Traducción de Jorge Aurelio Díaz. Monte Ávila Editores, Caracas, 1990.

Hirsch, Emanuel: Die Beisetzung der Romantiker in HegelsPhänomenologie. En: Hans Friedrich Fulda y Dieter Henrich (eds.): Materialen zu Hegels «Phänomenologie des Geistes». Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1973.

Hölderlin, Friedrich, Urteil und Sein. Tomo IV de Friedrich Hölderlin: Sämtliche Werke. Hölderlin-Archiv der

ürttembergischen Landesbibliothek, Stuttgart, 1962.

Hölderlin, Friedrich: Hiperión o «El eremita en Grecia». Traducción: Jesús Muñárriz. Ediciones Hiperion, SL., España, 1988.

Hölderlin, Friedrich: Hyperion oder der Eremit in Griecheland. Tomo I de Friedrich Hölderlin’s Sämtliche Werke.J.G. Gottascher Verlag, Stuttgart y Tubinga, 1846.

Novalis: Die Christenheit oder Europa. Primera parte de Novalis Schriften. G. Reimer, Berlín, 1826.

Paha, Bernhard: Die schöne Seele Hegels und die Literatur der Frühromantik: Studienarbeit. GRIN Verlag, Alemania, 1992.

Pinkard, Terry: German philosophy 1760-1860: The legacy of Idealism. Cambridge University Press, New York, 2002.

Pinkard, Terry: What is a ‘shape of the spirit’? En: Dean Moyar y Michael Quante (eds.): Hegel’s Phenomenology of Spirit – A critical guide. Cambridge University Press, New York, 2008.

Pöggeler, Otto: Hegels Kritik der Romantik. H. Bouvier u. Co. Verlag, Bonn, 1956.

Schmeer, Hans: Der Begriff der «schönen Seele» besonders bei Wieland und in der deutschen Literarur des 18. Jahrhunderts. En: Germanische Studien, Heft 44. Kraus Reprint Limited, Nedeln/Liechtenstein, 1967.

Taylor, Charles: Hegel. New York, Cambridge University Press, New York, 1975.

Well, Heinz: Die «schöne Seele» und ihre «sittliche Wirklichkeit»: Überlegungen zum Verhältnis von Kunst und Staat bei Hegel. Verlag Peter Lang GmbH, Frankfurt am Main, 1986.

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Alfaro, Carlos. 2017. “A noção De ‘alma bela’ No Pensamento Hegeliano De Hölderlin”. Humanidades: Revista De La Universidad De Montevideo, nº 2 (dezembro):159-74. https://doi.org/10.25185/2.9.