Leitura e sabedoria
DOI:
https://doi.org/10.25185/15.2Palavras-chave:
Informação, Sabedoria, Bom leitor, ClássicoResumo
Conhecimento e sabedoria não são a mesma informação. Nem educação e cultura são a mesma coisa. Ansiamos por um conhecimento que integre unitariamente verdade, bondade e beleza. Isso é o que se aprende na escola dos clássicos, a escola total. Essas obras colocam as questões cruciais com nitidez paradigmática e profundidade inigualável. Mas existem obstáculos na cultura de hoje para a leitura dos clássicos. A "magia da leitura" enfrenta outras magias mais poderosas. A principal razão para ler é apelar para um entretenimento qualitativamente superior. Após uma fenomenologia da leitura, aborda-se o impacto profundo da obra no leitor.
Downloads
Referências
Bloom, Harold. ¿Dónde se encuentra la sabiduría? Buenos Aires: Taurus, 2005.
Booth, Wayne. The Company we keep: an ethics of fiction. California: University California Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520351981
Borges, Jorge Luis. Otras Inquisiciones. Madrid: Alianza, 1997.
Calvino, Italo. Por qué leer los clásicos. Barcelona: Tusquets, 1994.
Choza, Jacinto. La supresión del pudor y otros ensayos. Pamplona: Eunsa, 1980.
Ferrari Osvaldo, Borges Jorge Luis. Diálogos. Barcelona: Seix Barral, 1992.
Frye, Northrop. El gran código. Una lectura mitológica y literaria de la Biblia. Barcelona: Gedisa, 1981.
Gómez, Nicolas. Escolios a un texto implícito. tomo II, Bogotá: Villegas editores, (2005).
Lewis, Clives Staples. Crítica literaria: un experimento. Barcelona: Bosch, 1982. Hay una edición más reciente con otro título, La experiencia de leer, Barcelona: Alba, 2000.
Guitton, Jean. Nuevo arte de pensar. Madrid: Encuentro, 2000.
Ibáñez Langlois, José Miguel. Introducción a la literatura. Santiago: Universitaria, 1993.
Inciarte, Fernando. Imágenes, palabras, signos. Sobre arte y filosofía. Pamplona: Eunsa, 2004.
Kafka, Franz. Cartas (1900-1914) Obras Completas IV, edición dirigida por Jordi Llovet, trad. de Adán Kovacsics. Galaxia Gutemberg, 2018.
Llano, Alejandro. Cultura y Pasión. Pamplona: Eunsa, 2007.
Marina, José Antonio y de la Válgoma, María. La magia de leer. Barcelona: Plaza&Janes, (2005).
Pennac, Daniel. Como una novela. Bogotá: Norma, (1993).
Peña Vial, Jorge. Entre la actitud culta de los alumnos y las virtudes del profesor. Estudios Públicos, n° 93, verano, pp. 291-315, (2004).
Peña Vial, Jorge Poética del tiempo: ética y estética de la narración, Santiago: Universitaria, 2002.
Salinas, Pedro. Jorge Manrique o tradición y originalidad. Barcelona: Seix Barral, 1974.
Salinas, Pedro. La responsabilidad del escritor y otros ensayos, Barcelona: Seix Barral, 1964. Hay una edición más reciente con el título El defensor, Madrid: Alianza, 2002.
Sartre, Jean. ¿Qué es la literatura? Buenos Aires: Losada, 1957.
Spranger, Eduard. Psicología de la edad juvenil. Madrid: Revista de Occidente, 1966.
Steiner, George. Un prefacio a la Biblia hebrea, Madrid: Siruela, 2004.
Steiner, George. Lenguaje y silencio. México: Gedisa, 1990.
Steiner, George. Presencias reales. Barcelona: Destino, 1991.
Steiner, George. Lecturas, obsesiones y otros ensayos. Madrid: Alianza, 1990.
Steiner, George y Jahanbegloo, Ramin. Diálogo. Madrid: Anaya & Mario Muchnik, 1994.
Thibon, Gustave, “Instrucción y cultura”. Nuestro Tiempo, vol. XLIV, n° 255-256, (sept-oct., 1975).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Peña Vial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.