Uma discreta homenagem a Juan Carlos Onetti

“Agnieszka na costa” de Hugo Fontana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25185/5.6

Palavras-chave:

Agnieszka na costa, Hugo Fontana, Juan Carlos Onetti, Recriação literária

Resumo

Este trabalho oferece uma análise dos emprétimos e recriações que Hugo Fontana faz dos materiais narrativos provinientes da obra de Juan Carlos Onetti em seu conto “Agniezka en la costa” ( incluído em Desaparición de Susana Estévez, 2015). Meu objetivo é revelar tanto sua cuidadosa adaptação como as implicações semânticas que resultam deste trabalho. Onetti era leitor de romance negro e vários textos seus recriam os mecanismos narrativos deste gênero. Em Fontana encontramos um interesse parecido, porém com uma nova faceta: a denúnica política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aínsa, Fernando. Del canon a la periferia. Encuentros y transgresiones en la literatura uruguaya. Montevideo: Trilce, 2002.

–––––––. Espacios de la memoria. Lugares y paisajes de la cultura uruguaya. Montevideo: Trilce, 2008.

Eliade, Mircea. El mito del eterno retorno. Arquetipos y repetición. Madrid: Alianza, 1972.

Casa editorial HUM. Hugo Fontana sobre su novela “Barro y rubí” / 1. Consultado el 12 de abril, 2019. https://www.youtube.com/watch?v=2TUkBF1k9Y8

Hugo Fontana. Desaparición de Susana Estévez. Montevideo: Estuario Editora, 2015.

–––––––. La última noche frente al río. Montevideo: Planeta, 2006.

–––––––. Liberen a Bakunin. Montevideo: Aymará, 1997.

–––––––. Tierra firme. Montevideo: Mondadori, 2011.

Gatti, Giuseppe. “Memoria individual y nostalgia colectiva en Uruguay: la fragmentación del tiempo en los relatos enmarcados de Tijeras de plata de Hugo Burel”. Verba Hispanica 20, nº 2 (2012): 125-138.

Gilio, María Esther y Carlos M. Domínguez. Construcción de la noche. La vida de Juan Carlos Onetti. Buenos Aires: Planeta, 1993.

Louit, Robert. “La novela negra americana”. En Cuentos policiales de la serie negra, 11-16. Selección y notas de Emilio Renzi. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo, 1973.

Olivera-Williams, María Rosa. “The Twentieth Century as Ruin: Tango and Historical Memory”. En Repensando el pasado, recuperando el futuro. Nuevos aportes interdisciplinarios para el estudio de la América latina. Remembering the Past, Retrieving the Future. New Interdisciplinary Contributions to the Study of Colonial Latin America, 95-106. Editado por Verónica Salles-Reese. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2005.

Onetti, Juan Carlos. Cuando entonces. Buenos Aires: Punto de Lectura, 2008.

–––––––. Cuentos completos. Madrid: Alfaguara, 1994.

–––––––. Dejemos hablar al viento. Barcelona: Seix Barral, 1984.

–––––––. La vida breve. Buenos Aires: Sudamericana, 1950.

–––––––. Obras completas. Madrid: Aguilar, 1970.

Rodríguez Mansilla, Fernando. “Los caballos en la narrativa de Juan Carlos Onetti”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana 79, nº 1(2014): 385-397.

–––––––. “Picaresca y sujeto migrante en Veneno de Hugo Fontana”. Humanidades. Revista de la Universidad de Montevideo 12 (2012): 19-33.

–––––––. “Un narrador cínico y el amor: Esbjerg, en la costa de J. C. Onetti”. Itinerarios 7 (2008): 165-174.

Sarlo, Beatriz. Una modernidad periférica. Buenos Aires 1920 y 1930. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2003.

Sontag, Susan. Illness As Metaphor. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1978.

Publicado

2019-06-03

Como Citar

Rodríguez Mansilla, Fernando. 2019. “Uma Discreta Homenagem a Juan Carlos Onetti: ‘Agnieszka Na costa’ De Hugo Fontana”. Humanidades: Revista De La Universidad De Montevideo, nº 5 (junho):153-75. https://doi.org/10.25185/5.6.