A construção da narrador- protagonista textual- autor na obra do escritor de Santa Fe Alcides Greca (1889-1956)
relato de viagem e autobiografia
DOI:
https://doi.org/10.25185/5.7Palavras-chave:
Autobiografia, Relatos de viagem, Obra de Alcides GrecaResumo
Neste artigo interessa-nos como se constrói o narrador- autor- protagonista textual, nos relatos de viagem do intelectual argentino Alcides Greca (San Javier 1889- Rosário, 1956). De certa forma, essa questão nos leva a considerar algumas arestas do funcionamento do autobiográfico em sua literatura. Levando em conta a descrição, a intertextualidade, o olhar performativo, para citar apenas alguns, entendemos que a construção narrador - autorprotagonista textual articula essa e outra série de traços interligados e que é, claramente, necessário mapear: o pacto autobiográfico, o contrato de leitura, o desdobramento do eu no texto, o efeito da realidade. O status fictício de género (e esses relatos de viagem em particular) é peculiar: acreditamos que tanto as memórias quanto os meios de locomoção manifestam a construção da questão autobiográfica.
Downloads
Referências
Alburquerque García, Luis. “La literatura de viajes a través de la historia: reflexiones sobre el género ‘relato de viajes’”. Hispanismes 3 (primer semestre, 2014): 253-263. http://hispanistes.org/images/PDF/HispanismeS/Hispanismes_3/SHF%20HispanismeS%203%20ALBUQUERQUE%20GARCIA%20Luis.pdf
–––––––. “Apuntes sobre crónicas de Indias y relatos de viajes”. Letras, nº 57-58, (enero-diciembre 2008): 11-23.
Antequera, María Florencia. “El relato de viajes en la obra de Alcides Greca como formación de una subjetividad moderna en el campo intelectual argentino”. Tesis doctoral, Universidad Nacional de Cuyo, 2017.
–––––––. Alcides Greca. La escritura del viaje y el viaje de la escritura. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 2018 (en prensa).
–––––––. “La mirada performativa y la construcción de la visualidad en el relato de viajes La torre de los ingleses (1929) de Alcides Greca”, Revista del Centro Interdisciplinario de Literatura Hispanoamericana de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo Cuadernos del CILHA (2017): 107-134.
Bruner, Jerome, y Susan Weisse. “La invención del yo: la autobiografía y sus formas”. En Cultura escrita y oralidad, editado por David Olson y Nancy Torrance, 177-202. Barcelona: Gedisa, 1991.
Colombi, Beatriz. “El viaje y su relato”. Latinoamérica 43, (2006): 11-35.
Catelli, Nora. El espacio autobiográfico. Barcelona: Lumen, 1991.
Derrida, Jacques. Otobiografías. La enseñanza de Nietzsche y la política del nombre propio. Traducción de Horacio Pons. Buenos Aires- Madrid: Amorrortu, 2009.
Ette, Ottmar. Literatura de viaje. De Humboldt a Baudrillard. México DF: Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 2001.
Ette, Ottmar. Literatura en movimiento. Espacio y dinámica de una estructura transgresora de fronteras en Europa y América. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2008.
Ette, Ottmar. “Los caminos del deseo”. Humboldt 46, nº 141 (2004): 10-14.
Greca, Alcides. La torre de los ingleses. Buenos Aires: Inca, 1929.
Gusmán, Luis. Barthes: un sujeto incierto. Buenos Aires: Ediciones Godot, 2016.
Lanes, Raúl. “La esfericidad del papel: Gertrudis Gómez de Avellaneda, la condesa de Merlin y la literatura de viajes”. Revista Iberoamericana de la Universidad de Pittsburgh LXIII, nº 178-179 (enero-junio, 1997): 323-351.
López Molina, Luis. “Hacia un perfil genérico de los libros de viaje”. En Relatos de viajes contemporáneos por España y Portugal, compilado por Geneviève Champeau, 32-43. Madrid: Verbum, 2004.
Monteleone, Jorge. El relato de viaje. De Sarmiento a Umberto Eco. Buenos Aires: El Ateneo, 1999.
Romano Sued, Susana. Los 90: otras indagaciones. Córdoba: Epoké, 2003.
Rosa, Nicolás. El arte del olvido y tres ensayos sobre mujeres. Rosario: Beatriz Viterbo, 2004.
Salabert, Pere. Figuras del viaje. Tiempo, Arte, Identidad. Rosario: Homo Sapiens, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 María Florencia Antequera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.